Uma das impressões mais comuns que se tem ao chegar a Veneza é que se está em uma cidade de outro mundo, criada por uma civilização de outra galáxia. Veneza fica na Itália, mas às vezes você se esquece que está no país, pois a cidade não se parece com o resto da Bota. Aliás, ela não se parece com nada no planeta.
Uma cidade flutuante, erguida no meio de um lago, com ruas aquáticas onde veículos (o que inclui ambulâncias, carros funerários, ônibus etc.) são barcos, tudo circundado por vielas, becos, pontezinhas e praças com todos aqueles dourados e surpreendentes detalhes escondidos em sua arquitetura bizantina.
Tudo fruto da miscelânea de povos que passaram pela cidade, que foi importante ponte entre Ocidente e Oriente.
Veneza é única cidade do mundo para pedestres, e a ausência de carros faz com que seja uma experiência particularmente agradável. As ilhas Rialtine – a “parte principal” de Veneza – são pequenos o suficiente para andar de um lado para o outro em aproximadamente uma hora.
Na idade média foi considerada um grande entreposto comercial. E seus primeiros habitantes chegaram a cidade para fugir de invasões bárbaras de outras partes do continente como Verona. Estes, construíram as suas casas sobre estacas enterradas no lodo da laguna fazendo assim com que surgisse a cidade de Veneza, uma junção de cerca de 117 ilhotas interligadas por 400 pontes e com aproximadamente 150 canais.
Se você deseja deslocar um pouco mais rápido, existem inúmeras vaporetti (táxis aquáticos). O vaporetti são geralmente a melhor maneira de dar a volta. Se você estiver em Veneza por alguns dias, é muito mais barato para pegar o vaporetti do que para táxis aquáticos privados. Se você quiser ter um passeio romântico ao longo dos canais, deve fazer um passeio de gôndola.
Os passeios na cidade são basicamente conhecer as incríveis ruas, vielas e apreciar as belezas da cidade em si. Igrejas maravilhosas aparecerão em sua rota de caminhada até chegar à famosa Piazza di San Marco. A Praça é enorme, linda e a Catedral também !
Basílica de São Marcos (Basilica di San Marco). A Basílica de São Marcos está na Piazza San Marco e é um dos destaques de uma visita a Veneza. Tal como acontece com a maioria das igrejas na Itália, você deve estar vestido adequadamente. A visita no interior da basílica dura dez minutos.
Serviço de transporte urbano que faz interligação via mar entre Veneza, Murano e Lido. Realiza também percursos terrestres em Veneza Mestre. Essa empresa disponibiliza passagens válidas para apenas uma viagem ou com validade de 24h ou 72h. Os bilhetes válidos por hora, possuem um número ilimitado de viagens e podem ser utilizados em todos os meios de transporte das linhas de navegação e terrestre que fazem o percurso urbano na cidade de Veneza.
Consulado brasileiro em Veneza:
Senhor Elio Lorusso, Cônsul Honorário
Circunscrição: Venezia
Via Piave, 35 – 30170 Mestre-Venezia
Tel. +39 041 976439 – Fax +39 041 976439
E-mail: [email protected]